Bem-vindo à Webclick Angola! Agência de Marketng Digital

Saiba como vender serviços e produtos utilizando iscas digitais

10 Dez
2017

Talvez você ainda não esteja usando iscas digitais para aumentar as vendas da sua empresa. Mas, com certeza, já se sentiu atraído (e até fisgado) por alguma delas, mesmo que não tenha percebido.

As iscas digitais fazem parte das estratégias de marketing online e são fundamentais para construir sua autoridade na web. Entenda o que são, como funcionam e como usar iscas digitais para alavancar negócios.

O que são e como funcionam as iscas digitais

Imagine que você está procurando respostas sobre algum assunto que deseja muito saber. E, durante as buscas, acaba encontrando alguém que lhe entrega essas respostas de graça, na forma de um e-book, por exemplo.

Você ficaria muito grato a esta pessoa, não é? Além de baixar o e-book (após deixar seu e-mail, é claro) talvez até passasse a segui-la nas redes sociais ou voltasse a fazer download de outros materiais dela. Afinal, ao responder suas principais dúvidas, esta pessoa mostrou ser uma autoridade no assunto.

Em apenas dois parágrafos, você entendeu como funcionam as iscas digitais e as vantagens, para o seu negócio, em ofertar materiais gratuitos e de qualidade, que ajudem a resolver problemas, sanar dúvidas ou fomentar novas ideias para outras pessoas.

Oferecendo materiais gratuitos que resolvam as dores do seu público-alvo, você se torna uma autoridade no assunto e passa a ser seguido por outras pessoas, todas elas interessadas em ouvir o que você tem a dizer.

conceito de isca digital é bastante simples: você entrega um material gratuito e ajuda alguém. Em troca, esta pessoa é “fisgada”, ou seja, ela aceita deixar o e-mail e entra para sua lista de marketing de relacionamento.

Através do marketing de relacionamento, você estará sempre presente na mente do seu público-alvo, ofertando novos materiais de valor, participação em promoções ou oferecendo outros benefícios.

Primeiro a isca, depois o produto principal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma grande vantagem das iscas digitais é que elas fazem parte de estratégias do novo marketing. Ou seja, não são invasivas ou perturbadoras como acontece em muitas das estratégias do marketing convencional e ultrapassado.

As pessoas jamais se sentirão incomodadas em receber seu material gratuito. Pelo contrário, se sentirão ajudadas por você e isto faz parte da sua estratégia de construção de autoridade e confiança.

isca digital também funciona como um poderoso “quebra gelo”. Depois de oferecer um material gratuito e de valor para elas, é muito mais provável que aceitem pagar pelo seu produto principal. Afinal, as pessoas pensam que, se o material gratuito que receberam é bom, melhor ainda será o material pago.

Por isso, sempre comece pela oferta de iscas digitais para quebrar o gelo. E, só depois, através do marketing de relacionamento, passe a ofertar o seu produto principal.

Tipos de isca digital

tipos-de-iscas-imas-digitais-inbound-marketing

Uma isca digital pode assumir diferentes formatos e os mais comuns, são:

  • E-books;
  • Infográficos;
  • Versão de teste (para softwares);
  • Vídeos.

A grande jogada aqui, é entender qual dos formatos melhor se adapta ao público que você deseja atingir e ao local onde a isca será divulgada.

Um infográfico costuma trazer bons resultados quando é divulgado nas redes sociais, enquanto um e-book é ideal para ser distribuído no site ou blog da sua empresa. Mas nada impede que você utilize mais de um formato de isca digital. Afinal, você pode direcionar iscas diferentes de acordo com a segmentação do seu público-alvo.

Dica: uma isca digital pode ser usada em diferentes formatos também. Ou seja, um único e-book pode se transformar em 3 infográficos ou, um vídeo, pode se transformar em um e-book. Use a sua criatividade!

Entretanto, lembre-se de algo importante: cada material distribuído deve estar relacionado a assuntos semelhantes para, de fato, atrair as pessoas que chegaram até seu site, blog ou rede social. De nada adianta escrever um bom artigo sobre finanças e esperar que os leitores baixem um e-book sobre biologia, por exemplo.

Por que usar iscas digitais para gerar mais vendas

por-que-usar-iscas-digitais-internet

Como já mencionei no artigo Como preparar sua empresa para vender na internet, é importante que, primeiro, você construa sua autoridade na web. É através dela que os negócios e as vendas se concretizarão.

Imagine a seguinte situação: você está procurando por determinado produto ou serviço na internet e encontra duas opções de fornecedor:

  • O primeiro é um completo desconhecido, sem praticamente nenhuma presença na web;
  • O segundo, possui uma forte presença na internet, distribui conteúdo relevante e ainda ajuda você a sanar dúvidas ou resolver problemas relacionados, mostrando-se uma autoridade no assunto de seu interesse.

Qual dos dois você escolheria para fazer negócios? Não é preciso pensar muito para descobrir que você confiaria mais no segundo fornecedor, ainda que o primeiro até possa ser melhor do que ele – só que ninguém sabe disso.

É assim que a nossa mente funciona. As pessoas fazem negócio com quem elas confiam.

Por isso insisto em bater nesta mesma tecla com você: construa sua autoridade, investindo em uma sólida presença na internet. Tenha estratégias de marketing digital que acertem no alvo e valorizem cada centavo que você investir.

Precisa de mais um motivo? Então lembre-se de que os hábitos do consumidor mudaram. Mais de 60% das pessoas fazem pesquisas na internet para escolher o fornecedor ideal de produtos e serviços. E este número só tende a aumentar.

Acredito que você não quer que o seu negócio fique invisível a um número crescente de consumidores. Se ainda não está conseguindo obter bons resultados em vendas na internet, é hora de colocar a máquina do marketing digital para funcionar e alavancar seus negócios.

Se quiser saber mais sobre como funciona a minha consultoriaentre em contato comigo.

Agora que você entendeu tudo sobre iscas digitais, ficaria feliz em conhecer suas opiniões e experiências sobre o assunto. Deixe um comentário e vamos enriquecer ainda mais esta discussão!

Gonçalo da Silva
author

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: