Bem-vindo à Webclick Angola! Agência de Marketng Digital

Prepare a sua empresa para vender na ou através da Internet

10 Dez
2017

Como vender na internet? Essa é a dúvida de todos os empresários que me procuram. Acredito que também possa ser a sua dúvida neste momento. Neste artigo, irei apresentar um caminho resumido de como preparar a sua empresa para utilizar a internet como um poderoso canal de vendas. Vamos lá?

Para que você entenda melhor como funciona o processo de vender na internet,  separei os principais pontos que lhe darão a base para criar uma estrutura rentável e de sucesso na rede. Vejamos quais são eles:

Os hábitos do consumidor mudaram

Se você ainda não está utilizando a internet para ofertar seus produtos ou serviços, com certeza você está menosprezando um precioso canal de vendas para o seu negócio.

A internet está cada vez mais presente na vida das pessoas e não vai parar por aí. A cada ano, cresce a quantidade de pessoas com acesso à web. Crescimento este que tem sido impulsionado pelos smartphones e seus pacotes de internet. Ou seja, este é um mercado em ascensão e, com certeza, seu público-alvo está presente nele.

Só para você entender, há algum tempo atrás o Google denominou essa mudança de comportamento no consumo das pessoas como ZMOT (Zero Moment of Truth) ou o Momento/Marco zero da verdade.

Resumidamente, o Google constatou que o modelo antigo de se fazer propaganda emarketing mudou, pois com a internet, o comportamento dos consumidores também mudou.

A internet se tornou um fator decisivo no momento da escolha de um produto ou serviço. Isto significa dizer que, antes de decidir por uma compra, o consumidor acessa a internet para buscar informações em diversas fontes.

Assim, vai comparar preços, ler recomendações de outros usuários, pesquisar a reputação da sua empresa, etc. Tudo isso para ter a certeza de que está fazendo uma boa escolha. E é este o momento certo que a sua empresa tem para se diferenciar do concorrente e ser escolhida pelo cliente.

Como começar com o pé direito na Internet

como vender na internet

O que vou lhe apresentar aqui, é basicamente um resumo do escopo dos projetos que realizo com meus clientes. Estes são os pilares fundamentais para uma empresa que tem como principal objetivo vender na internet, independentemente do seu ramo de atuação.

 

1. Defina seu nicho e posicionamento

Antes de tentar vender na internet, é preciso definir o seu nicho na web. Trabalhar um nicho específico e seu posicionamento vai lhe ajudar a se diferenciar da concorrência, gerar autoridade e agregar valor ao seu negócio.

Como começar:

  • Pesquise na Internet tudo relacionado ao nicho escolhido, analise os possíveis concorrentes e quais são suas estratégias;
  • Descubra uma lacuna que ainda não tenha sido preenchida e trabalhe com ela;
  • Descubra as principais palavras-chave e faça uma análise do volume de buscas mensais no Google
  • Coloque-se no lugar do seu público-alvo e descubra quais são suas principais dores e necessidades;

 

2. Trabalhe sua presença e autoridade online

Uma vez definido o seu nicho e posicionamento, é hora de divulgar o seu trabalho e mostrar para as pessoas o que você faz realmente.

Como fazer:

  • Tenha um Site;
  • Tenha um Blog com conteúdo relevante;
  • Gere conteúdo relevante em diferentes formatos (artigos, vídeos, E-books, palestras);
  • Crie perfis nas redes sociais para interagir com seu público;
  • Trabalhe suas principais palavras-chave para ser encontrado pelos buscadores.
  • Posicione-se como uma autoridade no seu ramo de atuação, oferecendo informações e dicas que resolvam os problemas do seu público-alvo.

Atenção: Não caia no mesmo erro da maioria, de querer falar apenas das características ao invés das transformações que seu produto ou serviço tem a oferecer.

3. Defina as melhores fontes de tráfego

Um ponto crucial na execução do plano de marketing, é a definição das melhores fontes de tráfego. Isto acontece porque, sem atrair um número consistente de visitantes para o seu site ou blog, nenhuma outra etapa poderá acontecer.

Algumas considerações:

  • Descubra em quais canais se encontram (mídias sociais, fóruns, grupos…)
  • Use iscas digitais como estratégia de atração
  • Considere o tráfego orgânico (SEO) em sua estratégia
  • Determine métricas para medir as taxas de conversão de cada canal

Dica: Para aumentar o seu retorno sobre investimento em tráfego, é necessário elaborar uma estratégia de audiência que otimize o seu custo de aquisição por cliente.

 

4. Crie Iscas Digitais

Uma Isca Digital tem o objetivo de trocar algum conteúdo de valor para o seu público, por informações de contato como o endereço de e-mail. Os formatos mais comuns são: eBooks, Infográficos, Webinários, Treinamentos.

Quanto mais relevância e valor agregado a sua Isca Digital tiver, maiores serão as chances das pessoas avançarem em seu funil de vendas. Por isso, certifique-se que a sua Isca Digital atenda os requisitos abaixo:

1- Resolver um problema específico de um público específico
2- Ser simples e objetivo. Superar as expectativas com relação ao conteúdo
3- Ser considerado útil para ser trocado pelos dados de contato do interessado

 

5. Campanhas de Vendas

Com a estratégia em andamento, agora é o momento de fazer com que a sua oferta chegue ao público certo.

É nessa hora que entram as campanhas de vendas online.

Cada campanha tem seu objetivo e sua estratégia, veja abaixo os principais tipos de campanhas:

  • Campanhas para atrair novos clientes
  • Campanhas para aumentar o ticket médio de compras
  • Campanhas para aumentar a recorrência de compras
  • Campanhas de engajamento

Agora, imagine sua empresa com uma estratégia de múltiplas campanhas atraindo clientes, convertendo em vendas, aumentando a recorrência de vendas e tudo isso trabalhando de forma automatizada? Isso é chamado de Sistema de Vendas online, é a forma mais inteligente e escalável de vender todos os dias.

Seguindo estes 5 passos você certamente começará a ver os primeiros resultados.

Se você já tem um site e não consegue gerar resultados na Internet, solicite seu diagnóstico e plano de acção gratuito

Gonçalo da Silva
author

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: