Bem-vindo à Webclick Angola! Agência de Marketng Digital

6 dicas de especialista para tornar sua empresa mais vendedora na Internet

10 Dez
2017

Saber usar a Internet para aumentar vendas pode ser um grande desafio, mas com a ajuda do marketing digital é perfeitamente possível alavancar os negócios da sua empresa e se destacar no mercado.

 

– Veja como:

 

Talvez você já tenha vivenciado esse tipo de experiência em sua empresa:

Você cria uma promoção para aumentar vendas do seu produto ou serviço com um bom desconto ou benefício. Investe em algumas ações do tipo mala direta, panfletagem, outdoor, anúncios em guias locais, etc. Cuida de todos os preparativos, manda imprimir seus materiais, treina sua equipe de vendas e pronto: faz o lançamento da campanha!

Logo no início, você percebe um aumento significativo na procura. O telefone toca, você fecha algumas vendas, mas assim que a ação é finalizada, a procura cai. Então lá vai você novamente investir na mesma ação – e isso se repete mês a mês.

 

 

marketing

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esse tipo de situação é mais comum do que você possa imaginar.

Isso acontece porque muitas empresas desconhecem ou ainda não estão aproveitando todo o potencial que a internet pode oferecer através do marketing digital para aumentar vendas.

 

Veja bem, o meu objetivo não é criticar ou desqualificar as ações offline citadas no exemplo, muito pelo contrário. Quero mostrar como uma estratégia de vendas bem elaborada, unindo as ações offline com o marketing digital poderão potencializar seus resultados.

 

Mas você pode me falar: “Ah, mas tenho um negócio local, não preciso estar na internet.” ou “Só atendo dentro da minha região, não preciso fazer divulgação na internet”. E é ai que você se engana!

 

Mesmo que a sua empresa seja local, muitas pessoas irão recorrer à internet para tirar dúvidas sobre seus serviços ou produtos. Quanto mais elas tiverem informações sobre especificações técnicas, experiências de compra de outros usuários, indicações e avaliações, mais elas passarão a confiar em sua empresa.

 

E eu lhe faço uma pergunta:

Se um potencial cliente seu pesquisar, neste exacto momento, pelo seu produto ou serviço que você está anunciar, ele vai encontrar a sua empresa? Ou vai encontrar a do seu concorrente?

Então, como fazer para que a sua empresa seja encontrada e feche novos negócios com apoio da Internet?

Para te ajudar nessa missão, reuni algumas ações básicas que você poderá fazer hoje mesmo para a sua empresa.

1. Tenha um site responsivo que se adapte aos smartphones e aparelhos móveis 

site responsivo joinville

Não ter um site que se adapte à dispositivos móveis é ignorar uma boa fatia ou a maioria da audiência do seu site. Pense nisso.

Você precisa encarar o seu site como um funcionário disponível 24 horas por dia atendendo e se relacionando com seus futuros clientes.

Se não tem um site, você precisará:

  • Registrar um domínio, ou seja, o nome do seu site (exemplo: www.suaempresa.com.br). O domínio é pago uma vez por ano (em média R$ 40/ano) e pode ser adquirido diretamente no Registro.br ou através do próprio provedor de hospedagem de sua preferência.
  • Contratar um bom desenvolvedor de sites otimizados para conversão ou contratar uma consultoria especializada que possa te ajudar. Eu tenho preferência por sites em WordPress como o meu, pois já são otimizados para a web e o cliente tem autonomia para atualizar os próprios conteúdos sem precisar chamar um desenvolvedor para isso;
  • Contratar um serviço de hospedagem para o seu site (HostgatorGodaddy, dentre outros). Ao contratar um provedor, você terá direito a e-mails personalizados, como seunome@suaempresa.com.br, por exemplo;

Vale lembrar que antes de criar um site, é muito importante fazer o planejamento de sua estratégia digital. Saber exatamente o perfil do seu público alvo na internet, quais são seus problemas e desejos, quais palavras utilizam nos mecanismos de busca, em quais mídias sociais passam mais tempo etc… são processos fundamentais para traçar a sua estratégia e posicionamento na Internet.

2. Coloque sua empresa no Google Meu Negócio para aumentar vendas

anunciar-no-google-joinville

Essa é uma etapa que muitas empresas acabam se esquecendo de fazer.

Aproveitar o menu de opções do Google Meu Negócio vai ajudar a sua empresa a se posicionar na ferramenta. Veja aqui um tutorial passo a passo.

3. Trabalhe a sua autoridade perante o seu público e seja visto como especialista no ramo de atuação

como-criar-um-blog

Para ajudar no processo de vendas, a sua empresa precisa ser reconhecida como especialistano ramo de atuação em que atua. Caso contrário, ficará difícil “convencer” o seu público de que o seu produto/serviço realmente vale a pena com relação ao do concorrente.

Ter um blog com informações relevantes que realmente informem e tirem as dúvidas do seu público vai ajudar não somente em gerar autoridade para a sua marca, como também ajudará a ser encontrado nos resultados das pesquisas por palavras relacionadas ao seus segmento.

Em empresas de nicho ou com produtos inovadores, a geração de conteúdo é forte aliada na missão de educar o público a consumir o produto.

Você pode começar com:

  • Linha editorial com artigos informativos sobre sua empresa e produtos/serviços;
  • Vídeos demonstrativos;
  • Mini-treinamentos;
  • Mostrar casos de sucesso e depoimentos de clientes;
  • E-books, Infográficos, Iscas digitais em geral.

Não esqueça que não basta apenas criar conteúdos aleatórios sem um objetivo claro de vendas. Cada material gerado precisa estar alinhado à algum produto ou serviço da sua empresa. Lembre-se, você tem a solução que o seu cliente precisa.

4. Crie seus perfis nas mídias sociais que mais tem a ver com o seu segmento

mídias-sociais-para-aumentar-vendas

Antes de sair criando perfis em todas as mídias sociais que encontrar, é preciso definir minuciosamente quem é o seu público-alvo. Quanto mais informações tiver sobre o perfil, idade, hábitos de compras, etc, mais fácil será para definir as mídias sociais que trarão mais resultados para a sua estratégia.

Tenha bem claro qual a sua PUV (proposta única de valor). Ao atuar nas mídias sociais você estará lidando diretamente com o público e é importante que eles percebam a missão da sua empresa, e não apenas mais uma empresa querendo vender algo.

Aqui na Clientela Digital nossa proposta única de valor é ajudar empresários aumentarem suas vendas utilizando estratégias de vendas online na Internet.

5. Pegue o contato dos seus visitantes e relacione-se através de e-mail marketing

e-mail marketing

Muitas pessoas que são impactadas por uma campanha, as vezes não estão preparadas para comprar naquele momento, mas gostariam de manter a sua empresa “por perto”. E como fazer isso?

Para isso é importante que seu site, blog e perfis nas mídias sociais tenham pontos de conversão de e-mail. Seja um pop-up para que o visitante receba novidades, ou um formulário de descontos ou ficar em listas de espera.

Você não precisa ter uma lista de milhares de pessoas, se tiver uma lista de pessoas que já conhecem a sua marca e te reconhecem como autoridade, com certeza será mais fácil vender para eles. A sua lista de e-mails deve ser tratada como a tradicional “carteira de clientes” dos vendedores.

Para quem utiliza sites em WordPress, existem diversos recursos de pop-ups, barras de coleta de e-mail, alertas, dentre outras infinidades de recursos para coletar e-mail dos visitantes.

Bônus: Considere utilizar o recurso de chat ou mensagem direta para Whatsapp ou Messenger em seu site. Muitas pessoas tem preguiça ou preferem tirar suas dúvidas em tempo real com a empresa. Isso é uma óptima oportunidade para aumentar vendas.

No meu site e de alguns clientes costumo utilizar o chat online Tidio Chat na versão free. É bem prático, registra os históricos da conversa e pode ser acessado via smartphone. Outra opção bem interessante é o plugin Whatshelp.io que possibilita a conversa automaticamente via Whatsapp ou Facebook Messenger.

 

6. Tenha campanhas de vendas online para vender o ano todo

vender na internet

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ter uma estrutura na internet não se resume a sites e perfis nas mídias sociais, tampouco anunciar em Adwords ou Facebook Ads.

Para que a sua empresa possa aumentar as vendas de forma escalável e lucrativa, é necessário ter estratégias vendas baseadas no perfil e comportamento do consumidor. Não adianta enviar SPAM com promoções ou anunciar no Adwords enviando os visitantes direto para uma página sem argumento de vendas. Você provavelmente estará desperdiçando dinheiro. 

 

Funil de vendas online

 

 

 

 

 

 

Aqui na Clientela Digital somos especialistas em funis de vendas. Cada funil tem um objetivo específico, seja atrair novos clientes, aumentar o ticket médio, vender novamente para quem já é cliente entre outras estratégias.

Agora, imagine a sua mesma ação de panfletagem e outdoor que citei no começo desse post alinhada à uma estratégia de vendas online, onde a comunicação direciona o público para um site com informações exclusivas da sua oferta onde ele poderá tirar dúvidas via chat em tempo real, assistir demonstrações no Youtube, pedir orçamentos via e-mail ou até mesmo efetuar a compra via internet via e-commerce.

Percebe a diferença? Se você estivesse no lugar do seu público-alvo, não se sentiria mais seguro em fechar negócio com sua empresa dessa forma?

E então, o que achou destas dicas? Ficou com alguma dúvida?

Se você não consegue gerar resultados para sua empresa na Internet, entre em contatoou solicite seu plano de ação gratuito.

Gonçalo da Silva
author

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: